Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


Posicionamento

E-mail Print PDF
Sistema de Posicionamento GPS/DGPS
A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizar no planeta com uma precisão métrica ou sub-métrica.
O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho na época e chamado "GPS." - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) - e foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960, sob o nome de projeto NAVSTAR. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em l995.

Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares e consiste de 24 satélites que órbita duas vezes por dia a terra a 20.200 km de distância e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados.

Preocupados com o uso inadequado, os militares americanos implantaram duas opções de precisão: para usuários autorizados (eles mesmos) e usuários nãoautorizados (civis).
Os receptores GPS de uso militar têm precisão menor que 1 metro e os de uso civil maior que 15 metros.

Para contornar este erro foi criado um método chamado GPS Diferencial “DGPS”.

Este método pode ser aplicado de duas formas diferentes: na primeira chamado de pós processado o usuário percorre todo o trajeto obtendo todas ascoordenadas necessárias e ao final obtendo os erros dos satélites do mesmo local e hora, utiliza-se de um programa que re-processa todas as informaçõesefetuando assim as correções necessárias nas coordenadas.

No segundo método as correções são feitas em tempo real sendo um processo que permite ao usuário civil obter uma precisão menor que 1 metro, pelo processamento contínuo de correções nos sinais recebidos. As correções são efetuadas por um módulo GPS colocado em um ponto conhecido à diferença obtida entre a sua real localização e a informação recebida dos satélites, este diferencial contendo os erros de posicionamento de cada satélite é enviada para o GPS móvel que efetuaconstantemente as correções e enviando assim sua posição mais próxima possível.Este sinal contendo as informações de correção é chamado RTCM e pode ser recebido através de transmissão de Radio Farol, Satélite ou Internet. Uma vez recebido este sinal de correção RTCM e entregue ao DGPS, a informação deste DGPS pode ser transmitida ao usuário ou sistema através de cabo RS232C, RS485, USB, Wireless 2.4GHz 11Mbps ou 54Mbps, Ethernet 10/100 Mbps Base- T, Link 433MHz a 2.4GHz.
A recepção do sinal de referência RTCM através de Radio Farol depende de um módulo de Receptor FM e a recepção através de um canal de satélite depende de um receptor e antenas apropriados assim como o custo do aluguel de um canal do satélite. Já arecepção do sinal de referencia RTCM através da Internet pode ser feita por diversas maneiras disponível seja pelo seu ISP ou mesmos utilizando a rede de telefonia móvel ou GPRS.