Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


Caladro

E-mail Print PDF

 

 

O caládro em uma embarcação indica visualmente em quantos metros a mesma se encontra submersa a baixo da linha d’água, juntamente com a informação de um eco batímetro fornece uma informação segura sobre a distância que a embarcação esta em relação ao leito de um canal por exemplo.

Com esta informação podemos complementar outras operações como por exemplo: a tonelagem da embarcação e até a sua situação de equilíbrio pela sua inclinação em aplicações de dragagem por exemplo.

Dependendo da embarcação, o sistema pode usar de 2, 4 a 6 pontos de medição laterais e mais dois no seu eixo (Proa e Popa), estes pontos medem constantemente a profundidade da embarcação e transmite esta informação para um sistema chamado VCD através de uma Rede Ethernet 10/100Mbps ou por uma Rede Industrial RS485 capaz de percorrer distancias de até 1,2 Km dentro da embarcação.

Com o sistema VCD – Visual Control Draft, é um “load calculator” sendo usado para determinação contínua e quantitativa do material carregado. O sistema proporciona, para o operador, uma avaliação rápida e complementar do estado do navio (draught, trim, heel and hopper level), os dados operacionais (displacement, load, solid) e o seu modo de operação, são mostrados em uma tela dedicada de maneira clara exibindo todos os dados pertinentes ao processo. Junco com o eco batímetro fornece um perfil visual da embarcação em re;ação ao leito do mar ou rio.

O VCD mantém constante contato e atualização dos módulos de medição, efetuando os cálculos de nível da embarcação e o calcula do volume de carga da embarcação, podendo assim atualizar sua tela com informações sobre a inclinação, caládro e com informações pré definidas informar o volume de um porão ou cisterna na embarcação em metros cúbicos (m3), Litros (L) ou peso (Kg). O sistema exibe uma tela com a posição relativa dos sensores e a inclinação da embarcação.

Com este sistema o operador pode decidir facilmente quando a carga designada foi alcançada, sendo constantemente informado sobre a eficiência diária dele. Os relatórios gerados pelo sistema provêem uma documentação detalhada de cada trabalho. A determinação da condição de carga do navio que usa os valores medidos por vários sensores é executada.

O sistema foi elaborado especialmente para a medição da carga em embarcações marítimas, disponibilizando informação instantânea e constante (on-line) sobre o Volume em m3 colocados na embarcação a qualquer momento e de forma confiável.

Sistema para medição do Caládro