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Controle de Manobra

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SCM - Sistema para Controle de Manobra
Descrição

SCM - Sistema para Controle de Manobra, integra de forma amigável todos os controles de manobra em uma simples tela de PC e um joystick.
Utilizando uma arquitetura simples este sistema permite obter um melhor resultado na atuação dos sistemas de manobra de uma embarcação e também na simplificação da sua manutenção.
Atuando diretamente nos motores de propulção traseiros, nos motores de propulsão dianteiros (Bowtrust) e no leme possibilita total flexibilidade nas manobras da embarcação.
 
O sistema permite que o operador tenha controle total através de um joystick e do sistema de toque da tela (touchscreen), com controle direto de cada motor de propulsão pode-se por exemplo controlar: o Start, Abafador (Botão ON e outro para OFF). Com comando do joystck para frete podemos acelerar, para traz desacelera, para direita e para esquerda podemos controlar o Leme diretamente e todos estes controles possuem suas indicações na tela. Quando a embarcação possuir dois motores, estes poderão ser controlados por dois joysticks de forma independente ou por apenas um de forma conjugada, mas somente o joystick da direita possui o controle do Leme. No procedimento de reversão da propulção pode ser feito simplesmente pressionando-se um botão do joystick, agora de forma inversa, facilmente para acelerar o propulsor e controlar o leme.
O sistema de manobra dianteira (proa) pode ser controlado facilmente trocando o comando do joystick através de um botão tendo total controle dos motores e válvulas do sistema de bowtrust da embarcação.
Na tela podemos ainda visualizar informações dos motores e dos redutores como rotação (RPM), pressão e temperatura do óleo e informação dos tanques de combustíveis, seu consumo instantâneo e o calculo de autonomia e outras funções de apoio.

 

O sistema conta ainda com o recurso da visualização da embarcação em mapas com indicação por DGPS, permitindo que o operador possa se localizar facilmente com informações de orientação da bússola eletrônica (Eletronic Compass) e velocidade da embarcação.
Opcionalmente pode ser usado o Sistema de Auto-Navegação, desta forma o SCM passa a executar, de forma autônoma, uma manobra de navegação conforme a rota estabelecida pelo operador no NAVEGADOR do sistema, podendo ou não ser assistida pelo sistema de radar da embarcação.

Principais pontos de controle e monitoramento dos equipamentos de Manobra:

· Controle do Sistema de Leme da Embarcação.
· Controle dos Motores de propulsão (atuando no acelerador, abafador, rotação, pressão, temperatura, sentido rotação, redutora sua temperatura e rotação etc.)
· Controle do Sistema de bowtrust.
· Piloto automático através do Sistema de orientação por DGPS.

Vantagens no uso do sistema SCD.

· Sistema de auto-diagnose, indicando os pontos de falha do sistema e o procedimento mais adequado para reparar.
· Simplicidade nos procedimentos de manutenção.
· Possibilita uma visualização direta do processo de manobra através de telas gráficas que retratam a situação dos equipamentos em tempo real.
· Possibilita um maior poder de calculo do processo de manobra.
· Possibilita a visualização em tempo real de gráfico contendo a curva de ritmo ideal (Velocidade/Consumo).
· Possibilita a intervenção direta do sistema no caso de falha do sistema.
· Sistema com instalações duplicadas para oferecer rotas alternativas no caso de falha do sistema.
· Maior exatidão nas operações de manobra, possibilitando a melhora dos serviços de dragagem e etc..
· Possibilita a geração de gráficos e relatórios descrevendo todo o processo de dragagem, desde a partida da embarcação, suas cargas e descargas até seu retorno ao ponto de partida, indicando seu ritmo de trabalho e rendimento.
· Possibilita a atuação através de controles por toque na tela (touchscreen) ou através de controle direto de um Joystck.
· Disponibilidade das informações a qualquer momento para consulta e comando por telemetria via rádio-modem, Wireless Wifi, Satélite etc..
· Controle automático de estabilização da embarcação.
· Controle automático de rota para operação de dragagem e outras.