Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


Medição de Maré

E-mail Print PDF

MS1090 Módulo Medição de Nível, Profundidade e Maré

 

V5.1 R0

O MS1090 é um módulo de coluna d’água e temperatura submersível dual-microprocessador com software interno capaz de determinar Nível, Profundidade, Volumes, Maré e Temperatura, utilizando um sensor de pressão interno capaz de suportar uma pressão de 700 kPa ou 100 PSI e com sua resolução de conversão interna em 16 bits possibilita uma variação por unidade de pressão de 0,0107 kPa e um sensor de temperatura na faixa de –55 a 150 °C com a taxa de variação de 0,0031 por unidade.

As leituras são feitas constantemente através de um dos seus processadores e um segundo que utiliza o firmware que processa um Stack TCP/IP capaz de permitir o acesso e configuração dentro de um sistema comunicação Ethernet ou Internet, assim você na verdade esta se comunicando com um módulo que possui um Web Servidor, ou seja, você poderá controlar este módulo diretamente pela sua página web...

As informações e cálculos são feitos utilizando a sua memória interna e os dados são registrados e podem ser alvos em seu sistema de DataLogger interno formado por uma memória interna do tipo microSD normalmente de 2Gbytes ou maior conforme solicitação.

Duas versões de comunicação por cabo são previstas, na primeira o cabo transporta sua alimentação e comunicação serial do tipo RS485 sendo possível distâncias de até 1200 metros e na segunda versão no padrão 10BaseT (par trançado) através de seu conector RJ45 no padrão POE – Power Over Ethernet contendo também a sua alimentação.

Este último padrão (10BaseT) permite conectar a qualquer sistema de Intranet, Ethernet ou Wifi e facilmente permitindo a publicação de seu acesso pela internet.

  

  

  

  


 

ESPECIFICAÇÕES 

  

Processador: 

DUAL PROCESSADOR PIC18F87J60 32MHz 

Memórias:

Programa 128Kbytes 

EEPROM 1 Mbit (armazenamento da Webpage) 

SRAM 32Kbyte (uso da comunicação) 

MicroSD 2,4,8,16,32 Gbyte (opcional) 

Sensores: 

Pressão Absoluta 700 kPa, profundidade de medição máxima 70 metros 

Links Externos (opcionais): 

Ethernet RJ45 10/100BaseT 

Links Internos (opcionais): 

RS485 

Links Manutenção (opcionais): 

RS485 

Alimentação: 

            Externa, através cabo 10BaseT padrão POE 12Vdc/1,5A 

Dimensões: 

            Alojamento com grau de proteção IP68 com 300x40mm 

  

  


 


Acessando a Web de navegação do módulo 

 

 

Ao obter acesso ao WebServidor do módulo MS1090 a primeira tela que é exibida é a sua tela de processo baseada em um Java Script que constantemente envia uma solicitação do status ao Servidor do módulo para manter atualizado os valores da Leitura Instantânea da página. Esta operação requer um tráfico também intenso na sua Rede TCP/IP.
 

Como obter o primeiro acesso 

A forma mais correta de efetuar o primeiro acesso ao módulo MS1090 é efetuando uma ligação com uma unidade PC através de um cabo 10BaseT normal (não usar configuração Cruzada) diretamente, a própria interface física do módulo encarrega-se  de efetuar a inversão desta ligação.

Uma tela típica de conexão pode ser vista a baixo:

  

 

O valor de IP que aparece como “Default Gateway:”  deve ser usado para acessar o módulo MS1090, como pode ser visto a baixo:

  

 

 

Em seguida pela opção de menu “Autenticação” pode-se verificar o password e user name default para acesso a página de “Configuração de Rede”

  

 

 

 

Utilizando o “User name” e “Password” default pode-se ter acesso a página de “Configuração de Rede” e trocar este parâmetro se desejar:


 

  

ATENÇÂO: 

Modificar os parâmetros incorretamente poderá acarretar em perda de acesso do módulo MS1090, neste caso deverá ser comunicado ao fabricante que orientará os procedimentos necessários para recuperar este acesso ao módulo.

Conexão POE – Power Over Ethernet

 

O módulo MS1190 possui uma conexão em cabo transado do tipo CAT-5e ou 10BaseT no padrão POE – Power Over Ethernet, ou seja, no mesmo cabo com 4 pares, 2 são utilizados para transportar a comunicação e os outros 2 são utilizados para transportar a alimentação de 12V/1,5A. Assim com apenas um cabo o módulo pode ser alimentado e possuir conexão Ethernet.

ALERTA:

Na conexão deste tipo de cabo deve-se ter muito cuidado na montagem e utilização deste cabo de rede, pois uma inversão de polaridade poderá acarretar na perda do módulo.

  

 

Visão geral do módulo MS1090  

 

Implantação do MS1090 como Marégrafo