Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


Balanço Hidríco

E-mail Print PDF

Medidores de Vazão Ultra-sônicos & Balanço Hídrico

Seguindo o caminho da água para descobrir as perdas.

O cálculo do balanço hídrico requer medições ou estimativas criteriosas em cada ponto de controle definido no sistema. O período de avaliação das grandezas envolvidas geralmente é de 12 meses, o que faz com que os valores apresentados representem uma média anualizada dos componentes, absorvendo as sazonalidades.

O balanço hídrico e seus componentes

De acordo com International Water Association (IWA), os componentes do balanço hídrico podem ser assim definidos:  Água fornecido ao sistema
volume anual de água introduzido na parte do sistema de abastecimento que é objeto do cálculo do balanço hídrico.

Consumo autorizado:
volume anual medido e/ou não medido fornecido a consumidores cadastrados, à própria companhia de saneamento (usos administrativos ou operacionais) e a outros que estejam implícita ou explicitamente autorizados a fazê-lo, para usos domésticos, comerciais ou industriais.

Perdas de água:
volume referente à diferença entre a água que entra no sistema e o consumo autorizado.

Consumo autorizado faturado:
volume que gera receita potencial para a companhia de saneamento, correspondente à somatória dos volumes constantes nas contas emitidas aos consumidores. É composto pelos volumes medidos nos hidrômetros e volumes estimados nos locais onde não há hidrômetros instalados e volumes previstos, segundo critérios da política de cobrança.

Consumo autorizado não faturado:
volume que não gera receita para a companhia de saneamento, oriundo de usos legítimos da água no sistema de distribuição. É composto de volumes medidos (como uso administrativo da própria companhia) e volumes não medidos, a estimar, tais como a água utilizada no combate a incêndios, lavagem de ruas, rega de espaços públicos e a água empregada em algumas atividades operacionais da companhia de saneamento (lavagem de redes e de reservatórios, por exemplo).

Perdas aparentes:
correspondem aos volumes consumidos, porém não contabilizados, associados aos erros de medição, fraudes e falhas no cadastro comercial da companhia de saneamento.

Perdas reais:
correspondem aos volumes que escoam através de vazamentos nas tubulações ou reservatórios e extravasamentos nos reservatórios.

Águas faturadas:
representam a parcela de água comercializada, traduzida no faturamento.

Águas não faturadas:
representam a diferença entre o total anual da água que entra no sistema e o consumo autorizado faturado. Esses volumes incorporam as perdas reais e aparentes, bem como o consumo autorizado não faturado.

Fluxograma do Balanço Hídrico

Balanço Hidrico

Medição Hídrica em tubulação fechada:

Medidores de vazão ULTRASSÔNICO "MS200S" não invasivo são normalmente utilizados nas tubulações para medição de entrada e de saídas das águas utilizadas em um sistema hídrico, este medidores com tecnologia ultrassônico permitem com precisão medir a velocidade deste deste líquido e com a informação da seção ou área da tubulação que esta sendo feita a medição pode-se obter a vazão desta linha de entrada ou saída do sistema.

Medição Hídrica em canal aberto:

Medidores de vazão ULTRASONICO "MS1145US" não invasivo são utilizados em sistemas hídricos com canais aberto para a medição utilizando a técnica de Calha Parshall ou Vertedoros.