Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


MS1061PH

E-mail Print PDF

Módulo MS1061PH v2.5

 

O módulo MS1061PH foi desenvolvido para atender as necessidades de aplicações onde é necessário efetuar medições precisas de pH/Temperatura e disponibilizar suas leituras em seu próprio ambiente de Rede Intranet. Com este módulo é possível termos vários pontos de medição ao longo de seu processo e todos ligados em uma REDE interna ou mesmo ter um ou mais destas medições remotamente fora do seu local de trabalho ou através simplesmente da internet.

 

Vejamos uma rápida analise do processo de leitura do pH de um líquido...

 

 


 

Ao utilizar um eletrodo de pH comercial temos as seguintes condições de medição:

 

É importante notar que a sensibilidade de um elétrodo de pH varia ao longo da temperatura. Olhando para os eletrodos pH mostra função de transferência que a sensibilidade linearmente aumenta com a temperatura de acordo com a seguinte equação:

 

Isto resulta em uma gama de saída do sensor de grande escala que é dependente da temperatura. Por exemplo, a 25 ° C, a sensibilidade do elétrodo é 59,16 mV/pH e a saída do elétrodo irá oscilar de -7pH x -59,16 mV/pH = 414,12 mV (pH ácido forte 0) para 7 x pH -59,16 mV/pH = -414,12 mV (base forte pH 14).

 

No entanto, se a temperatura da solução medida é aumentada para 100 ° C, a saída ira balançar -7pH x - 74,04 mV/pH = 518,29mV até 7 x pH -74,04 mV/pH = -518,29mV. Devido a este comportamento, é crítico saber a temperatura da solução a ser medida e compensar a medição em conformidade.

 

Um elétrodo ideal, a 25 ° C irá produzir 0mV, quando colocado num solução com um pH de sete. Claro que no mundo real eletrodos são não é o ideal e terá uma leitura efetiva, que varia de 0mV.

 

Esta é a variação é chamado de erro off-set do eletrodo. Como afirmado anteriormente, a sensibilidade de um elétrodo ideal, a 25 ° C é 59,16mV por unidades de pH. Quaisquer variações a partir deste valor ideal são especificadas como o erro de span, esses erros terão de ser contabilizados através da calibração se a precisão do sistema é necessária.

O circuito de pH

Estas características importantes descritos sobre estes sensores precisam ser contabilizadas, a fim de criar um circuito amplificador de entrada onde a condição do sinal do sensor possa ser fielmente utilizado por outros componentes ou estágios (tais como um ADC, o microcontrolador, etc) ao longo do caminho deste sinal.

 

Primeiro, porque o elétrodo de pH produz um sinal bipolar e a maioria das aplicações funcionar com uma fonte única, o sinal terá de ser deslocado do seu nível.

 

Em segundo lugar, devido à alta impedância do eletrodo, uma entrada de alta impedância será necessária.

 

Finalmente, a temperatura da solução medida deve ser conhecida a fim de compensar a variação da sensibilidade do elétrodo sobre temperatura.

 

O MS1061PH v2.5 reuni todas estas características para obter leituras confiáveis e com boa repetibilidade ou em modo on-line, possui 2 processadores de 32MHz, um deste é inteiramente dedicado ao processo da uma aplicação, obter e calcular as informações de pH e Temperatura através do seu amplificador de entrada próprio para tratar o sinal de um eletrodo de pH, o segundo inteiramente dedicado a função de WebServer ou Stack TPC/IP. Este último processador possui a função de obter todas as variáveis do aplicativo e gerar uma página ou Web para exibir seus valores, assim como permitir que estes valores sejam alterados na sua forma de exibição. Este WebServer é encarregado ainda de permitir a parametrização do aplicativo executado pelo primeiro processador.

 

Sua implementação configurável de comunicação permite utilizar uma REDE GSM através do seu MODEM SIM900, permite conexões de rede 10Base-T (RJ45 - TPC/IP), conexões RS485, conexões USB v2.0, conexões em rede ZigBee.

 

Possui recurso de um Sensor de Temperatura on-board e um conector memória SD (1 a 64Gbyte) para ser utilizado como transferência de dados e DataLogger.

 

O módulo é equipado com capacidade para acionamento de cargas variáveis através de quatro saídas a Relé, mais quatro entradas digitais, Entrada para Eletrodos de pH e Sensor de Pressão Diferencial ou Absoluta com capacidade de utilização de um sensor de temperatura de processo.

 

ESPECIFICAÇÕES:

 

Processadores 2 x PIC18F87CJ60 32MHz

Sistema: Stack TCP/IP – Webservidor (http)

Porta 1: Ethernet 10BaseT (RJ45)

Porta 2: USB v2.0

Porta 3: Serial RS485 (TX/RX)

Porta 4 : ZigBee (opcional)

Porta 5 : Bluetooth (opcional)

Porta 6 : GSM

Porta 7: Link RF 433MHz alcance 2.8Km (opcional)

Sistema de Posicionamento - GPS (equipar opcional)

Saídas: 4 Reles.

Entrada: 4 Digitais.

Entrada: Sensor de Temperatura do pH

Entrada: Amplificador Eletrodo de pH (Escala: 0,0 a 14,0 pH.).

Resolução: 0,1 pH.

Precisão: ± 0,1 pH.

Sensor: Temperatura on-board.

Alimentação: 12 Vdc/150mA a 2,5A

Dimensão PCB: 160mm x 100mm

Dimensão Montagem IP66: 190mm(A)x140mm(L)x70mm(P)

Eletrodo de Vidro para uso geral

Eletrodo de Epox para uso geral

 

Acessando sua Webpage de Leitura e Configuração

 

Texto explicativo retangular com cantos arredondados: Leitura instantâneaTexto explicativo retangular com cantos arredondados: Indicador da FunçãoTexto explicativo retangular com cantos arredondados: Menu de acesso

 

 

Ao obter acesso ao WebServidor do módulo MS1061PH a primeira tela que é exibida é a sua tela de processo baseada em um Java Script que constantemente envia uma solicitação do status ao Servidor do módulo para manter atualizado os valores da Leitura Instantânea da página. Esta operação requer um tráfico também intenso na sua Rede TCP/IP.

Como obter o primeiro acesso

A forma mais correta de efetuar o primeiro acesso ao módulo MS1061PH é efetuando uma ligação com uma unidade PC através de um cabo 10BaseT normal (não usar configuração Cruzada) diretamente, a própria interface física do módulo encarrega-se  de efetuar a inversão desta ligação.

Uma tela típica de conexão pode ser vista a baixo:

 

 

O valor de IP que aparece como “Default Gateway:”  deve ser usado para acessar o módulo MS1061PH, como pode ser visto a baixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida pela opção de menu “Autenticação” pode-se verificar o password e user name default para acesso a página de “Configuração de Rede”

 

Utilizando o “User name” e “Password” default pode-se ter acesso a página de “Configuração de Rede” e trocar este parâmetro se desejar:

 

Texto explicativo 3: Uso da EngenhariaTexto explicativo 3: Não modificar !Texto explicativo 3: Parâmetros de acessoTexto explicativo retangular com cantos arredondados: Não mudar estes parâmetros

 

ATENÇÂO:

 

Modificar os parâmetros incorretamente poderá acarretar em perda de acesso do módulo MS1061PH, neste caso deverá ser comunicado ao fabricante que orientará os procedimentos necessários para recuperar este acesso ao módulo.

 

Para o módulo MS1061PH os parâmetros “Distância Total” em diante não deve ser modificado.