Altamira Tecnologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


Controle e Monitoramento pH e Vazão em ETE

E-mail Print PDF
 

Medição de Vazão e pH em Estações para Tratamento de Efluentes

 

Diagrama Geral de Montagem ETE 

 

Detalhes na implantação dos módulos em uma ETE...

Descritivo técnico...

A estação para medição de pH e Vazão em ETEs é composta por um módulo MS1145US capaz de medir o nível d´água através do seu sensor de ultrasom e determinar a Vazão de uma calha Parshal na saída de uma ETE.

Suas informações são enviadas através de uma rede TCP/IP no padrão 10BaseT no endereço de IP: 192.168.1.100 até uma unidade Switch intalada em um gabinete de um Access Pointer Wifi, capaz de transmitir sua página para uma outra unidade PC, Notebook, Tablet, Smatphone, etc., que estiver em sue alcance.

 

Um módulo MS1061PH com seu eletrodo de pH e Temperatura aplicados no processo final da ETE completão a obtenção de informação igualmente tendo suas informações são enviadas através de uma rede TCP/IP no padrão 10BaseT 10BaseT no endereço de IP: 192.168.1.110 até uma unidade Switch intalada em um gabinete de um Access Pointer Wifi, capaz de transmitir sua página para uma outra unidade PC, Notebook, Tablet, Smatphone, etc., que estiver em sue alcance.

 

As duas unidades tem suas ligações aliementadas através de seu próprio cabo de rede no padrão POE – Power Over Ethernet e por isto deve-se tomar cuidade com estas conexões para que não haja erros e inversões, pois poderá danificar as unidades utilizadas.

 

Estas ligações de REDE são aliementadas por suas fontes do tipo POE e em seguida a comunicação de REDE de cada um é levada até um Switch que providencia a conexão destes módulos com sua unidade Access Pointer Server, ou sua unidade Provedora que se encarrega de prover o sinal Wifi para os seus clientes.

Datalogger

Um programa Datalogger complementa o registro contínuo dos dados coletados pelos módulos MS1145US e MS1061PH da estação.

 

Alimentação Conexão POE – Power Over Ethernet

 

O módulo MS1145US e MS1061PH possuem uma conexão em cabo transado do tipo CAT-5e ou 10BaseT no padrão POE – Power Over Ethernet, ou seja, no mesmo cabo com 4 pares, 2 são utilizados para transportar a comunicação e os outros 2 são utilizados para transportar a alimentação de 12V/1,5A. Assim com apenas um cabo o módulo pode ser alimentado e possuir conexão Ethernet.

ALERTA:

Na conexão deste tipo de cabo deve-se ter muito cuidado na montagem e utilização deste cabo de rede, pois uma inversão de polaridade poderá acarretar na perda do módulo.

 

 

Estrutura de Montagem

O conjunto composto pelos módulos MS1145US e MS1061PH são montados no processo através de extruturas de Alumínio e Ferro Galvanizado que podem ser ajustados para prover a melhor posição destes módulos.

 

Datalogger para registro de Vazão e pH

  

 

O Datalogger Client é um programa capaz de providenciar uma conexão TCP/IP com os módulos MS1145US e MS1061PH para obter suas informações de leitura e armazenar em um arquivo de Banco de Dados do tipo PATADOX e também providenciar um gráfico no qual se permite visualizar estes valores.

 

 

Iniciando a conexão com os Módulos

Você inicia o loop de conexão com os módulos MS1145US 3 MS1061PH, através dos botões de conexão descritos a baixo. O endereço de IP de cada módulo já estará preenchido logo que o programa for aberto, caso este endereço não seja o correto bastará digitar o IP correto e acionar o seu botão de “Connect”, as informações de IP e sua porta seram salvas e da próxima vez o mesmo valor reaparecerá.

 

No entanto em alguns módulos ao se efetuar a conexão para obter as leituras fará com que o sistema fique ocupado com esta conexão atrapalhando assim a navegação e o manuseio do gráfico, recomendamos que se for desejado manipular o seu gráfico permaneça com a conexão DESLIGADA.

 

 

Iniciando a conexão com o módulo de pH

 


Descrevendo seu Gráfico

O programa Datalogger Client é um programa desenvolvido para a plataforma Windows e providencia um gráfico de Leitura x Tempo com a data de cada evento.

 

 

 

 

Deslocando o Gráfico

Você poderá deslocar para qualquer direção movendo-se o MOUSE mantendo-se o seu botão direito pressionado.

 

 


Ampliando o Gráfico

 

Você poderá também ampliar uma determinada área do gráfico simplesmente selecionando um ponto no canto esquerdo da área de interesse e deslocando o MAUSE para a direita com o botão direto pressionado.

 

 

Visão em 3D dos dados obtidos

 


Anexando dados ao seu banco de dados

 

 

Você poderá definir se quer continuar a acrescentar as leituras no Banco de Dados atual (recomendado) ou simplesmente acrescentar dados a partir do início do Banco de Dados.

 

Limpando o Banco de Dados

 

A função “Clear Data” permite que você possa iniciar um novo Banco de Dados com novas leituras desde seu início. O próprio programa fará um backup com a data atual salvando assim todas as informações do Banco de Dados anterior.

 

Salvando o Banco de Dados

 

Esta função providencia o fechamento e salvamento do atual Banco de Dados criando um backup do mesmo com sua data atual.

 

Carregando um Banco de Dados qualquer

 

A função “Dawnload” permite que você possa abrir e carregar um Banco de Dados anterior e possa examina-lo através de seu Gráfico e/ou mesmo continuar a acrescentar novos dados de leitura.

 
Visualizando a Data de cada Evento:

 

 

Você poderá visualizar a DATA a qual ocorreu cada evento de leitura efetuado pelo Datalogger pela opção descrita acima. Esta opção esta disponível tanto para a Vazão (Flow) quando para medição de pH...

 

Encerrando Execução do Datalogger ou TrayIcon

 

 

 

A função “Exit” providencia o encerramento do Programa Datalogger, o fechamento através da sua janela irá coloca-lo em modo de execução background e um ícone será colocado na área “Quick Launch”, onde você poderá reativa-lo a qualquer momento.