Altamira Tecnologia

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AIS - Automatic Identification System

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MANDO 301/303 AIS AtoN

Módulos embarcados AIS

Estação de Monitoramento e Controle

O Mando é um AtoN AIS (Aids para Navegação) equipamento que fornece informação de Clima preciso e real para os navios próximos e estações costeiras. A série Mando evita colisões, transmitindo a sua posição de um ponto fixo ou uma AtoN flutuante (Bóia). Ele tem a capacidade de transmitir dados meteorológicos e hidrológicos com sensores apropriados adicionais a instalação. O Mando é projetado com tecnologia para oferecer aos usuários diversas possibilidades com facilidade de integração. Para ampliar o alcance da transmissão, possui o recurso com a capacidade de diversas unidades formando uma rede para cobrir uma área maior e traz definitivamente flexibilidades em implementações.

O padrão AIS compreende vários chamados que especificam os tipos de produtos individuais. A especificação para cada tipo de produto, fornece uma especificação técnica pormenorizada que garante a integridade global do sistema AIS dentro da qual todos os tipos de produtos devem operar. Os principais tipos de produtos descritos nas normas do sistema AIS são:

 

Classe A

Navio montado AIS transceptor (transmissão e recepção), que opera através de auto-organizado por divisão de tempo múltiplo acesso (SOTDMA). Destinado a grandes navios comerciais, SOTDMA requer um transceptor para manter um mapa de fenda permanentemente atualizada na sua memória de tal modo que ele tem um conhecimento prévio de slots que estão disponíveis para a transmitir. SOTDMA transceptores, então, pré-anunciar a sua transmissão, efetivamente reservando seu slot de transmissão. Transmissões SOTDMA são, portanto, prioridade dentro do sistema AIS. Isto é conseguido através de dois receptores em funcionamento contínuo. Classe A deve ter uma tela integrada, transmitir em 12 W, a capacidade de interface com sistemas do navio múltiplos, e oferecem uma seleção sofisticada de recursos e funções. Taxa de transmissão padrão é a cada poucos segundos. AIS Classe dispositivos compatíveis Um tipo de receber todos os tipos de mensagens de AIS.

 

Classe B

Navio montado AIS transceptor (transmissão e recepção), que opera usando, seja portador de senso divisão de tempo de acesso múltiplo (CSTDMA) ou SOTDMA, há agora duas especificações distintas da OMI para a Classe B. Destinado a mercados mais leves comerciais e de lazer. CSTDMA transceptores ouvir o mapa ranhura imediatamente antes transmitir e procurar uma ranhura onde o "ruído" da ranhura é a mesma ou semelhante à parte traseira do ruído do solo, indicando, assim, que a fenda não está a ser utilizado por um outro dispositivo AIS. Classe B transmitir em 2 W e não são obrigados a ter um visor integrado: Classe B pode ser conectado a sistemas mais exibição que as mensagens recebidas serão exibidos em listas ou sobrepostos em gráficos. Taxa de transmissão padrão é normalmente a cada 30 segundos, mas este pode ser variado de acordo com a velocidade da embarcação ou instruções das estações de base. A classe padrão tipo B requer GPS integrados e certos indicadores LED. Equipamento da Classe B recebem todos os tipos de mensagens de AIS.

 

Estação base

Transceptor AIS base (transmissão e recepção), que opera utilizando SOTDMA. Estações de base possuem um complexo conjunto de características e funções que no padrão AIS são capazes de controlar o sistema de AIS e todos os dispositivos que operam nele. Capacidade de interrogar os transponders individuais para relatórios de status e ou transmitir mudanças de freqüência.

 

Ajuda à navegação (Áton)

Cais ou bóia baseado transceptor (transmissão e recepção) que opera através de acesso divisão fixa de tempo de acesso múltiplo (FATDMA). Projetado para coletar e transmitir dados relacionados com o mar e as condições de tempo, bem como mensagens AIS relé para ampliar a cobertura da rede.

 

Busca e salvamento Transponder (SART)

Dispositivo especialista AIS criado como um sinal de emergência de emergência que funciona com pré-anunciar divisão de tempo de acesso múltiplo (PATDMA), ou às vezes chamado de "modificado SOTDMA". O dispositivo seleciona aleatoriamente uma ranhura para transmitir e irá transmitir uma rajada de oito mensagens por minuto para maximizar a probabilidade de transmissão com sucesso. A SART é necessária para transmitir, até um máximo de cinco milhas e transmite um formato de mensagem especial que é reconhecido noutros dispositivos AIS. O dispositivo foi projetado para uso periódico e só em caso de emergência, devido à sua operação PATDMA tipo que coloca pressão sobre o mapa slot.

 

AIS Transponders especializados

Apesar de haver IMO / IEC especificações publicadas AIS, uma série de autoridades permitiram e incentivaram o desenvolvimento de dispositivos AIS híbridos. Estes dispositivos buscam manter a integridade da estrutura de transmissão de núcleo AIS e design para garantir a confiabilidade operacional, mas para adicionar uma variedade de recursos e funções adicionais para atender às suas necessidades específicas. O "Identifier" transceptor AIS é um tal produto, onde o núcleo da Classe B CSTDMA tecnologia é projetado para garantir que o dispositivo transmite em total conformidade com as especificações da OMI, mas uma série de mudanças foram feitas para permitir que ele seja alimentado por bateria, baixo custo e mais fácil de instalar e implementar em grande número. Tais dispositivos não terão certificação internacional contra uma especificação IMO, uma vez que vai cumprir uma parte da especificação relevante. Tipicamente autoridades irão fazer a sua própria avaliação detalhada técnica e de teste para assegurar que a operação do núcleo do dispositivo de não prejudicar o sistema AIS internacional.

Receptores AIS não são especificados nas normas AIS, porque eles não transmitem. A principal ameaça para a integridade de qualquer sistema AIS são transmissões não-conformes AIS, especificações, portanto, cuidado de todos nos dispositivos de transmissão AIS. No entanto, é bem notar que todos transceptores AIS transmitir em canais múltiplos, como exigido pelas normas de AIS. Como tal canal único, ou multiplexadas, os receptores não receberam todas as mensagens AIS. Apenas dois canais receptores receberam todas as mensagens AIS.

 Funções AtoN

·          Fornecer a identificação do AtoN em todas as condições meteorológicas;

·          Complementar sinal existente de Aton (por exemplo, Racon);

·          Transmitir posições precisas de Aton flutuante;

·          Indicar se um AtoN flutuante está fora de posição;

·          Marque ou delinear trilhas, rotas, áreas e limites (por exemplo, as áreas a serem evitadas e Esquemas de Separação de T            ráfego (SST));

·          Marcar estruturas offshore (por exemplo, turbinas de vento, ondas e dispositivos de energia das marés, óleo e plataformas de gás);

·          Fornecer Clima, maré, e os dados do estado do mar.

·          Fornecer capacidade AtoN adicional através do uso de AtoN AIS virtual onde a instalação de AtoN física é técnica ou economicamente difícil;

·          Indicação do estado AtoN.

·          Fornecer uma posição exata para AtoN fixa que atuam como metas de referência para a verificação radar

 

Funções adicionais

·          Monitorar o status de um AtoN;

·          Acompanhe AtoNs que estão fora de posição;

·          Auxiliar na identificação dos navios envolvidos em colisões com AtoN através do fornecimento de dados de posição exatas AtoN;

·          Reunir em tempo real (ou quase em tempo real) informações sobre o "estado de saúde" de um AtoN;

·          Controle remotamente alterações nos parâmetros Aton (se equipado);

·          fornecer estatísticas sobre a confiabilidade de AtoN;

·          Ampliar a cobertura (intervalo) de monitoramento AIS;

·          Habilitar oportuna marcação de novos destroços e perigos e identificar temporária recomendado rotas através do uso de AIS virtuais AtoN;

·          Monitorar o status de outros equipamentos de apoio no local.

 

 

 

 

Padrão FATDMA [Fixed Access Time Division Multiple Access]

 

Um AtoN unidade operacional AIS em modo FATDMA irá transmitir em um

par de slots que são reservados para uma estação base AIS.

Navios ao receber uma mensagem a partir desta estação de base, verificam que certos slots são reservados. Os transponders AIS do navio armazenam esta

informações de reserva dos slots em seus mapas, e não transmitem nesses slots. O AtoN FATDMA ou unidade de tempo fixo é programada para transmitir em dois slots consecutivos daqueles reservados pela estação base. É possível "Re-Cycle" slots por ter um número de outras unidades de AtoN usando para o mesmo par de slot, mas será sempre seqüencial.

FATDMA permite consumo de energia muito reduzido para uma unidade AIS AtoN, porque nenhum período de recepção é necessário para construir um mapa de slots.

Padrão RATDMA  [Random Access Time Division Multiple Access]

 

Um AtoN unidade operacional AIS no modo RATDMA usa seu receptor

para ouvir as duas freqüências AIS durante cerca de um minuto, e

faz e armazena em um mapa de todos os  "slots" AIS [ou espaços de mensagens

] no link de dados VHF [VDL].

Em seguida, ele procura por dois slots livres adjacentes no qual enviar sua [2 slots longos] mensagem AtoN 21 ou meteorológicos e hidrológicos mensagem 8.

Este modo é ideal para muitas aplicações, pois o AtoN ou Unidade de Tempo/Maré AIS pode ser colocado em qualquer local, e não exige reserva de slots por uma estação base. Ele pode ser utilizado se existir estações de base na área ou não. Sua desvantagem é que, a fim de fazer o "mapa de slot" a unidade deve tratar o seu receptor por pelo menos um minuto antes de transmitir, e isto é o fator de potência principal com um consumo RATDMA AtoN ou unidade AIS Tempo.

 

 

SCMAIS – Sistema de Controle e Monitoramento AIS

SCMAIS é um software de gráficos em navegação para PC desenvolvido para oferecer experiências únicas. O software de gráficos é projetado e embalado com características comuns que são essenciais para a navegação. A interface intuitiva amigável permite que os usuários aprendam rapidamente em poucos minutos.

 

Standard Edition

Suporta: S-57,S-63, Show Overscale, Show Texto ENC, Cor de profundidade da água, tamanho da linha, Ferramenta Diviosor para  ajuste da profundidade de Segurança, GPS-Op, Gráfico de orientação, o modo Motion, Planejamento Marker, planejamento de rotas, alarme de profundidade log Record, Log Reprodução, Anchor Watch, Zona de Segurança, Alarme de objeto perigoso..

Advanced Edition

Suporta +: Suporta piloto automático AIS

Master Edition

Suporta +: Suporta ARPA, Giroscópio, Bússola GPS, Profundidade, Velocidade e Direção do vento, Velocidade da água...

 

 

                       

Especificações dos Módulos:

·          Processador de Mensagens AIS

o         Dual Processador PIC18F87CJ60 32MHz

o         Sistema Operacional: Stack TCP/IP – Webservidor (http)

o         Memória de dados com 1M bytes

o         Memória de Programa com 128k bytes

o         Conector microSD 1 até 64GBytes

o         Porta USB para conectar Memória removível ‘Pen-Driver’ com 1 a 16GBytes

o         GPS Sirf Star III 32 canais (opcional)

o         Comunicação GSM/GPRS 900/1800/1900MHz 2G (opcional)

o         Comunicação Ethernet 10/100BaseT

o         Comunicação Wireless 2,4GHz ZigBee (opcional)

o         Comunicação Wireless 2,4GHz Wifi (opcional)

o         Comunicação Wireless em 433 a 2,4GHz protocolo MSBus (opcional)

o         Porta serial RS485

o         Entrada e Saída de Áudio do GSM/GPRS

o         Protocolos MSBus, NMEA 0183 e ZigBee

o         Bateria Selada 12VDC/2.2Ah (180x60x37mm) e controlador de carga (opcional)

o         Demissões Caixa Policarbonato IP55 (200x150x70mm, CEMAR 91.40.04)

o         Antena Omni com base magnética para GSM (opcional)

o         Antena Ativa com base magnética para GPS (opcional)

o         Antena Omni com base magnética para VHF (opcional)

o         Alimentação: 12 Vdc/150mA a 2,5A

 

·          Transponder AIS (Classe B – AtoN Canal 87-161,975 MHz e Canal 88-162,025 MHz)

o         Dimensões: L180 x W148 x H42 mm Peso: 600g.

o         Alimentação: 12V DC (9.6-15.6V)  4W consumo médio de energia com 0.3A consumo contínuo de energia.

o         Receptores GPS: Sirf Star III 20 canais - IEC 61108-1 compatível Correções RTCM

o         Antena VHF: Externa

o         Antena GPS:  Externa

o         Transmissor VHF: 1

o         Receptor VHF: 2

o         Modulação Receptor: 25KHz GMSK (AIS, TX e RX), 25KHz  AFSK (DSC, RX somente)

o         Sensibilidade RX : Sensibilidade - 107dBm 25KHz

o         Transmissor: FM-GMSK

 

·          Mensagens AtoN (FATDMA ou RATDMA)

o         06 - Addressed Binary Message

o         07 - Binary Acknowledge

o         08 - Binary Broadcast Message

o         12 - Addressed safety related message

o         13 - Safety related Acknowledge

o         14 - Safety related Broadcast Message

o         21 - Aids-to-navigation Report

o          25 - Single slot binary message

 

·          Compatibilidade

o         Type 1 FATDMA

o         Type 2 FATDMA with optional receiver module installed)

o         Type 3 FATDMA and RATDMA

o         Transmit AIS Messages 21, 6, 8, and 14...

o         Aplicativos opcionais, tais como, controle remoto, de transmissão automática de Mensagem 21 para AtoNs virtuais e sintéticas, a transmissão de mensagens 12 relacionadas com a segurança de embarcações AIS vêm dentro de pré-set definida para destacar destroços, parques eólicos, etc, armazenar um registro de navios que esteja dentro do alcance para mais tarde permitir o download através do AIS, GSM / GPRS ou Inmarsat D +, etc...

·          Suporte

o         Módulo Meteorologia

o         Módulo Hidrologia

o         Configuração Remota

 

·          Software para PC

o         SCMAIS – Sistema de Controle e Monitoramento AIS

 

Aplicações:


· Lanternas
· Bóias
· Plataformas
· Farol